João Lourenço chama Samakuva para apresentar sentimentos de pesar pela morte do seu irmão

Ao cair da noite de sábado (24), o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço orientou o seu diretor de gabinete Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa para que contactasse o antigo líder da UNITA, Isaías Henriques N’gola Samakuva para transmitir que gostaria apresentar-lhe pessoalmente sentimentos de pesar pelo falecimento por doença de um irmão, Tiago Samakuva, ocorrido no passado dia 17, na cidade do Huambo.

Sepultado  no passado dia 20 de Outubro, na cidade Kuito, Tiago Savipui Samakuva foi o irmão mais novo de Isaías Samakuva que na infância fora colega de João Lourenço, na antiga cidade de Silva Porto.

Ao entrar em  contactado com  o antigo Presidente da UNITA, o diretor do gabinete presidencial, Edeltrudes da Costa transmitiu que o Presidente  João Lourenço tomou conhecimento do infausto pelo que não podendo se deslocar a casa dos familiares do finado fazia gosto de apresentar  condolências  a família por intermédio de Isaías Samakuva convidando-o  a deslocar-se na manha desta segunda-feira, 26, ao palácio presidencial.

O encontro foi marcado, porém, durante a audiência o Chefe de Estado angolano aproveitou a ocasião para abordar Isaías Samakuva sobre a marcha de cidadania organizada pela sociedade civil neste sábado, 24 de Outubro de 2020, que fora reprimida pela Polícia Nacional  causando a morte de jovem um ativista, identificado por “Mãma África”.

Em entrevista aos órgãos de comunicação social, a porta do palácio presidencial, Isaías Samakuva confirmou que a audiência foi a pedido de João Lourenço e recomendou ao Chefe de Estado a ouvir a direcção da UNITA e a ter mais dialogo.

Isaías Samakuva aconselhou ainda o Presidente da República a soltura de todos os presos da marcha de sábado. O pensamento transmitido pelo antigo Presidente da UNITA, é de que não pode haver dialogo mantendo os promotores da marcha na prisão.

De acordo com leituras pertinentes, a iniciativa do Presidente João Lourenço em chamar Isaías Samakuva visou passar a mensagem de que a repressão ocorrida no sábado, decorreu de uma divergência entre a “Polícia e UNITA”, e não necessariamente entre “Polícia e sociedade civil”. Neste final de semana um responsável do ministério do interior culpou a UNITA pela realização da referida marcha.

Ainda de acordo com as mesmas leituras, o encontro serviu também para provocar desunião na UNITA, passando a mensagem de que sobre assuntos de pressão pelas eleições autárquicas, o Presidente da República, prefere conversar com Isaías Samakuva e não com  Adalberto Costa Júnior.

Segundo apurou o Club-K, depois de receber o convite para ir ao palácio presidencial, Isaías Samakuva  abordou   Adalberto Costa Júnior e com a cúpula da  direção do seu partido,  informando que João Lourenço queria estar com ele para apresentar condolências, embora suspeitando que o objetivo real seria outro tendo em conta que na tradição africana, quem apresenta os sentimentos de pesar é quem se desloca e não ao contrario. Já no palácio presidencial, ao notar a presença de jornalistas, Samakuva  terá também percebido que o encontro não era de caráter privado, razão pela qual quando dai saiu fez questão de deixar claro que a audiência foi a pedido do Chefe de Estado, e que por sua vez,  o sucessor de Savimbi,   aconselhou a libertar os promotores da marcha.

Isaías Samakuva e João Lourenço são amigos desde o tempo em que ambos estudaram na província do Bié. Os pais de ambos eram ligados a missão de Chissamba.

Nos últimos meses, o Presidente João Lourenço viu a sua popularidade a decrescer por conta de efeitos sociais e econômicos  e agora agravados com a conduta  de brutalidade e assassinatos  desencadeados  pela Polícia Nacional. Para fazer-se eleger em 2022, o Presidente Lourenço, revela-se favorável a um cenário eleitoral sem opositores a altura.

Adalberto Costa Júnior e Abel Chivukuvku foram sempre dados como os potenciais opositores que retirariam votos ao MPLA e ao seu candidato,  João Lourenço nas futuras eleições de 2022.

Abel Chivukuvku é dado como estando a beira do jogo, ao ver o registro do seu partido rejeitado. Segundo apurou o Club-K, numa das últimas audiências que teve no palácio presidencial, Chivukuvuku rejeitou um convite de Lourenço para fazer dele embaixador ou ministro das relações exterior do  seu governo.

Quanto a Adalberto Costa Júnior, desde que foi eleito líder da UNITA, o regime tem patrocinado correntes internas na UNITA para demove-lo da chefia do partido e fazer eleger um Presidente menos exigente ou da escolha do MPLA.  Inicialmente, o regime havia infiltrado um oficial da Segurança de Estado, Carlos Raimundo Alberto para fazer campanha de desinformação insinuando que a direção de Adalberto estaria alinhada a família de José Eduardo dos Santos.

Nos últimos meses o regime recrutou uma ala de jovens da UNITA que tem a missão de criar agitação tendo inclusive criado um personagem fictício nas redes sociais “Eloi Jamba”  que   em estreita colaboração com Carlos Alberto produzem artigos de mal dizeres sobre o partido fundado por Jonas Savimbi. Antes de sábado (24), tanto Carlos Alberto  e  o personagem “Eloi Jamba” apresentaram-se com discursos de atirar-se contra a UNITA quanto ao apoio da marcha que visou exigir a  realização de eleições autárquicas no país.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments