Namíbia: Swapo na última batalha na busca de votos

No último esforço por votos, o presidente da Swapo, Hage Geingob, prometeu melhorar a prestação de serviços para transformar os sonhos dos cidadãos namibianos em realidade.

O líder da Swapo discursava em um comício bem participado de estrelas da Swapo no estádio do Sam Nujoma, no bairro de  Katutura, capital da Namíbia,  que também foi agraciado pelo presidente fundador da Nação namibiana,  Sam Nujoma, e pelo ex-presidente Hifikepunye Pohamba, antes do conselho regional e das eleições locais de quarta-feira esta semana em todo país .

“Temos viajado por todo o país para apelar ao espírito duradouro das bases do partido da Swapo enquanto nos preparamos para as próximas eleições locais e regionais.

Esse momento está quase chegando e temos apenas três dias restantes antes de sairmos para votar. ”

“Mais uma vez, pedimos que você garanta a vitória nas eleições, da mesma forma que garantiu a vitória da Swapo e, sinceramente, nas eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional de 2019”acrescentou Geingob.

Durante as eleições de 2015, a Swapo ganhou 112 dos 121 assentos no conselho regional e ganhou o controle de 52 das 57 autoridades locais.

O partido já ganhou quatro distritos eleitorais, ou seja, Mankumpi, Nkurenkuru e Torondo na região oeste de Kavango e Uuvudhiya na região de Oshana depois que os partidos de oposição não conseguiram apresentar candidatos.

“Ouvimos seu apelo por um abrigo decente e oportunidades de trabalho. Ouvimos seu apelo por cuidados de saúde de qualidade e melhor prestação de serviços.

“Ouvimos seu apelo pela proteção de nossas mulheres e crianças, por bairros mais seguros e infraestrutura melhorada.

Ouvimos seu chamado contra a corrupção. Sim, nós ouvimos de você. E agora, pretendemos atender seu apelo com ação ” afirmou.

Geingob disse ainda que aos apoiadores do partido que a Swapo está bem ciente da situação precária de saúde, saneamento e serviços básicos enfrentada pelos assentamentos informais do país, especialmente na região de Khomas em Windhoek.

É por isso que, disse ele, o governo da Swapo alocou N$ 50 milhões de dólares namibiano para a cidade de Windhoek durante os exercícios financeiros de 2019/20 e 2021/22 para melhorar as condições de vida nos assentamentos informais.

A Swapo através da cidade de Windhoek pretende acelerar o acesso aos serviços de electricidade dentro das áreas informais nos próximos cinco anos.

Ele observou que o governo da Swapo também aproveitou N $ 13,1 milhões  de dólares  namibiana  durante a revisão do orçamento de médio prazo de 2018/2019 para eletrificar.

“Ele disse que o governo liderado pela Swapo também destacou trabalhadores da saúde nas localidaddes de Samora Machel, Tobias Hainyeko, Moses // Garoëb, Khomasdal em Windhoek que, segundo ele, têm sido de grande ajuda para ajudar as pessoas nessas comunidades.

Geingob disse que o governo também estabeleceu pontos de presença (POPs) regionais de internet / intranet em todas as 14 regiões para garantir alta capacidade e serviço de internet mais rápido.

“A Swapo continuará levar  a Namíbia a se tornar uma nação inteligente digitalizada e integrada a um ciberespaço seguro. “Continuaremos a planejar estratégias e desenvolver estruturas legais que enfocarão e guiarão as aspirações de digitalização do país”, acrescentou.

O governo liderado pela Swapo trouxe um tremendo desenvolvimento socio-econômico e progresso para o povo da Namíbia.

“Isso não pode ser negado. Nada é perfeito, mas não há como contestar as conquistas da Swapo.

Pretendemos trazer ainda mais desenvolvimento. Onde não correspondemos às expectativas, vamos melhorar ”, afirmou.

Ele disse que o governo está em vias de abordar a violência e o crime de gênero, habitação, corrupção, desigualdade de renda, saneamento e dar mais ênfase ao desenvolvimento econômico.

 Temba Museta

FreeMind FreeWorld.Org

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments