Portugal: Álvaro Sobrinho acusado de desviar “6 mil milhões de euros” do Banco Espírito Santo Angola (BESA)

O Antigo presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA) está acusado de crimes de burla agravada, abuso de confiança ou branqueamento de capitais.

Álvaro Sobrinho já está acusado pelo Ministério Público, sabe a CNN Portugal, num despacho com mais de 800 páginas em que os procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) apontam ao antigo banqueiro, que presidiu ao BES Angola, o desvio de centenas de milhões de euros do banco para contas por ele controladas, nomeadamente na Suíça.

Álvaro Sobrinho é acusado por crimes como burla agravada, abuso de confiança ou branqueamento de capitais, num esquema com recurso a testas de ferro através da concessão irregular de empréstimos, entre 2009 e 2013, de um total de 6,8 mil milhões de dólares (cerca de 6 mil milhões de euros ao câmbio atual).

O luso-angolano, recorde-se, está atualmente sujeito a uma caução de 6 milhões de euros, que pagou, e sem passaporte – só podendo circular no espaço Schengen. Foram estas as medidas impostas pelo juiz Carlos Alexandre quando Sobrinho for interrogado em março passado. Quanto à acusação, foi proferida no final da última semana, antes da entrada em férias judiciais.

Também Ricardo Salgado, ex-patrão do BES, deverá conhecer hoje nova acusação, por burla no processo de aumento de capital do banco em 2014. São dois processos diferentes, mas ambos correm termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments