Portugal: Banco central angolano (BNA) “deixa de ser” o principal provedor de moeda estrangeira

O Banco Nacional de Angola (BNA) deixou de ser o principal provedor de moeda estrangeira na economia, no âmbito das reformas do mercado cambial, deu a conhecer o vice-governador da instituição, Manuel António Tiago Dias, num webinar em que participaram especialistas de bancos centrais de alguns países da SADC, Portugal, do FMI e da Bloomberg.

Em consequência, o BNA abandonou a âncora cambial, beneficiando a âncora monetária que tem tido, como enfoque, a busca pela estabilidade dos preços de bens e serviços, num contexto marcado por uma recessão prolongada da actividade económica.

“Durante webinar, organizado pelo BNA, a 22 de Julho de 2021, os representantes dos bancos centrais apontaram como desafios a efectividade da política monetária, particularmente a conduzida pelo organizador (BNA), baseada no controlo indirecto dos agregados monetários, através da base monetária com vista a estabilização dos preços”.

Os especialistas também reiteraram a necessidade de combate à inflação por se tratar de um mal que atinge os diferentes sectores da sociedade, destacando as dificuldades que causa às famílias, principalmente as mais vulneráveis.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments