Portugal: Ex-presidente do BES Angola (BESA), Álvaro Sobrinho usa dinheiro do BES Angola para investir no Sporting

Os 20 milhões de euros investidos pela Holdimo no capital social da Sporting SAD terão tido origem no BES Angola.

O Ministério Público (MP) suspeita de que Álvaro Sobrinho terá investido no Sporting com dinheiro proveniente do BES Angola (BESA), do qual foi presidente entre 2001 e 2012. No centro da investigação está a suspeita de que Sobrinho terá, através da Holdimo, lavado no Sporting 20 milhões de euros alegadamente desviados do BESA. A verba terá tido origem nos financiamentos do BES ao BESA, matéria que está a ser investigada num outro processo aberto em 2011.

Os investimentos de Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola (BESA), no Sporting CP são um dos assuntos que estão a ser investigados pela Polícia Judiciária, que esta segunda-feira fez buscas nas sedes das SAD do Benfica, do Sporting e do Santa Clara.

As autoridades investigam a possibilidade de ter havido branqueamento de capitais entre 2011 e 2014. O processo estará relacionado com a entrada de capital na SAD por parte de Sobrinho, através da empresa Holdimo.

Álvaro Sobrinho terá lavado no Sporting CP 20 milhões de euros alegadamente desviados do BESA, avança o Correio da Manhã. O dinheiro terá tido origem nos financiamentos do BES ao BESA, caso que está a ser investigado num outro processo aberto em 2011.

A operação que levantou suspeitas na PJ foi o aumento de capital da Sporting SAD, em 2014, em que a Holdimo passou a deter quase 30% do capital da SAD ‘leonina’. O CM explica que a sociedade controlada por Sobrinho conseguiu isto através da conversão do crédito de 20 milhões de euros que detinha sobre a SAD leonina em novas ações de igual valor.

O crédito que a Holdimo tinha sobre a Sporting SAD resultou de direitos económicos de jogadores. A sociedade em que Álvaro Sobrinho detém uma participação de 99% tinha um contrato de parceria com o emblema de Alvalade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments