Portugal: Novo Banco e Apollo avançam com propostas pela posição de “Isabel dos Santos” no Eurobic

O banco liderado por António Ramalho, com o objetivo de reforçar a sua carteira de crédito a empresas, e a Apollo apresentaram propostas no concurso pelo EuroBic. Já o Abanca e o fundo J.C. Flowers estão a negociar diretamente com os acionistas da instituição financeira.

O Novo Banco e do fundo Apollo, apresentaram propostas para ficar com as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, apurou o Jornal de Negócios junto de fontes próximas do processo. O Abanca e o fundo J.C. Flowers também estão a negociar diretamente com os acionistas para, no caso dos galegos, ficarem com 100% do banco.

Como esclarece o mesmo jornal, “em janeiro do ano passado arrancaram as negociações para a venda da posição de Isabel dos Santos – entretanto arrestada – no EuroBic. Uma operação desencadeada pelo caso Luanda Leaks. O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham alegados esquemas financeiros da empresária e do marido – que faleceu no final de outubro passado –, que lhes teriam permitido retirar dinheiro do erário público angolano através de paraísos fiscais”.

No início de março, após uma “due diligence”, o banco liderado por António Ramalho acabou mesmo por entregar uma proposta no âmbito do concurso para a venda da participação de Isabel dos Santos (42,5%) e de Fernando Teles (37,5%) na instituição financeira, sabe o Negócios.

“Para o Novo Banco esta operação permite, segundo a publicação económica do grupo Cofina, reforçar a sua carteira de crédito a empresas, com a sua quota de mercado neste segmento a recuperar para níveis próximos aos que tinha antes de reduzir de forma relevante a sua dimensão, tanto pelo plano de reestruturação como pela venda de portefólios de crédito”.

Também o fundo Apollo está na corrida por estas participações, tal como já tinha sido avançado pelo Jornal Económico.

Mário Centeno já frisou no Parlamento, em maio, que o Novo Banco não pode fazer aquisições até ao final do ano.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments