Prémios de Música de África: Nove cantores de países lusófonos nomeados para os “Grammy de África”

C4 Pedro, Calema, Djodje, Nelson Freitas, Anna Joyce e Soraia Ramos são alguns dos artistas lusófonos nomeados para o Festival de Todos os Prémios de Música de África.

Nove cantores de países africanos de língua portuguesa estão nomeados nas categorias de melhores artistas do festival All Africa Music Awards, que este ano registou um número recorde de inscrições.

Considerado os “Grammy de África”, o Festival de Todos os Prémios de Música de África (Afirma, no acrónimo em inglês) registou 8.880 inscrições e conta com artistas de 50 países africanos das cinco regiões de África, além de 10 países dos Estados Unidos da América e da Europa, incluindo Portugal.

Em relação ao galardão para melhor artista feminina, entre as nomeadas encontram-se quatro de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): Anna Joyce (Angola), Edmazia Mayembe (Angola), Pérola (Angola) e Soraia Ramos (Cabo Verde).

Os nomeados para melhor artista masculino, oriundos de países lusófonos, são C4 Pedro (Angola), Calema (São Tomé e Príncipe), Rui Orlando (Angola), Djodje (Cabo Verde) e Nelson Freitas (Cabo Verde).

Em relação à categoria de melhor artista africano na diáspora, Nelson Freitas está nomeado pela ligação entre Cabo Verde e Portugal.

Segundo a organização do certame, das 8.880 inscrições registadas para o festival deste ano, a região da África Ocidental lidera (30,4%), seguindo-se a África Oriental (28,8%), a África Austral (22,9%), a África Central (12,3%), o norte de África (4,9%) e os artistas internacionais (0,7%).

As nomeações estão dispersas por 40 categorias de prémios regionais e continentais, os quais serão conhecidos já em novembro.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments