Ricardo Lemvo lança no mercado mundial novo álbum Ndona Ponte

O cidadão do mundo e artista Ricardo Lemvo tem novo álbum que está neste momento em regime de promoção nos canais áudiovisuais.

O cidadão do mundo e artista Ricardo Lemvo tem novo álbum que deve ser lançado oficialmente  a 6 de Outubro próximo em regime de promoção nos canais áudiovisuais.

Depois de uma conversa mantida com o cantor de origem angolana, residente nos Estados Unidos ficámos a saber há 15 dias, que por esta altura do mês de Setembro, daria a conhecer ao mercado as linhas melódicas do novo álbum NDona Ponte, que pode ser apreciado através do link https://ricardolemvo.hearnow.com/

Do cantor que ultimamente tem olhado Luanda como segunda casa, onde realizou badalados shows temos a referir que é dos poucos no continente a manter-se fiel à linha afro-latino-americana, que lhe dá prestígio e projecção internacional.

Neste álbum que nos próximos dias deverá estar disponível (6 de Outubro), nas plataformas digitais e lojas de música, a nível planetário, Ricardo Lemvo apresenta em duas versões (crioulo de Cabo Verde), o tema Apurate Mamacita, que num próximo single sairá com a voz do compatriota Coréon Dú, cantando em espanhol.

No álbum NDona Ponteciana, nome da mãe do seu avô paterno, que foi o primeiro angolano a traduzir a Bíblia Sagrada para a língua nacional kikongo,  a caboverdiana Maria de Barros, aparece a cantar em crioulo, conforme esclareceu Ricardo Lemvo, a partir de Los Angeles, onde reside depois de ter lido, a primeira versão do nosso texto. A omissão da versão de Coréon Dú, em espanhol, tem a ver com a estratégia comercial de Ricardo Lemvo, que pretende inseri-la num single a lançar posteriormente.

Tirando esse pormenor, o álbum NDona Ponte não perde pela excelente qualidade apresentada, tanto do ponto de vista temático, como a nível melódico, sendo a esse nível, uma obra de esplendor e arte. Ricardo Lemvo vai, de certeza impulsionar a campanha em torno da bandeira de MBanza Kongo, como capital da Humanidade, cuja música é de sua autoria e terra do seu amado pai. Fiquem à espera do álbum e celebrem, dançando e cantando alegremente cada uma das suas faixas, deste filho gerado nas margens do rio Congo ou Zaire, que também é nosso de alma e coração. Parabéns Ricardo Lemvo por mais esta relíquia musical!

O QUE É AFINAL  NDONA PONTE?

N’dona Ponte, o tão aguardado álbum de Ricardo Lemvo, é uma deliciosa compilação de oito músicas maravilhosamente criadas. O álbum, no seu todo, é um clássico de Lemvo, que inclui salsa cubana, ritmo angolano de kazukuta, cumbia colombiana e rumba do Congo.

Foi necessário um “exército” de quarenta músicos de dez países diferentes para dar vida a esta obra-prima.

Os artistas envolvidos neste projeto são tão ecléticos quanto a própria música. Convidados notáveis ​​incluem a cantora cubana Lily Hernández, o baixista congolês Ngouma Lokito, a rapper angolana Miss Skills Mamy, e a cantora cabo-verdiana María de Barros que empresta sua voz a quatro faixas do álbum.

O colaborador de longa data e alter ego de Lemvo, o multi-instrumentista cubano Jesús El Niño Pérez organizou e produziu a maior parte das músicas.

Além disso, os artistas angolanos Kyaku Kyadaff, Dejano Kanga e Adão Filipe contribuíram com seus talentos nas peças “Obra do Vizinho” e “FicoFico Cocó”, respectivamente.

Ricardo Lemvo procurou inspiração em suas raízes Kongo, no norte de Angola.

Este álbum é uma homenagem a uma heróína desconhecida, sua bisavó, N’dona Ponteciana Nengudi, a mulher que deu à luz seu avô paterno Dom João Nlemvo, o adolescente angolano que viajou para a Inglaterra com o missionário britânico William H. Bentley no século XIX para traduzir o Novo Testamento do inglês para o Kikongo.

Nsangu zayiza muna mene mene. N’dona Ponteciana utu wutidi mwan’a nsambu.”

“A notícia chegou de manhã cedo. N’dona Ponteciana deu à luz a um menino abençoado.”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments