Rússia pede o registo da sua vacina Sputnik V no Brasil

Até ao momento, o executivo brasileiro prevê ter disponíveis cerca de 140 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 no primeiro semestre de 2021.

A Rússia entregou ao Brasil os documentos necessários para solicitar o registo da sua primeira vacina contra o novo coronavírus, a Sputnik V, informou esta sexta-feira o Fundo de Investimento Direto Russo (FIDR) em comunicado.
O fundo soberano da Rússia, em conjunto com a União Química Farmacêutica Nacional e o estado brasileiro do Paraná, apresentou na quinta-feira a documentação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil, órgão regulador do país sul-americano.
 
A vacina contra a Covid-19 da Rússia, desenvolvida pelo Centro de Investigações Epidemiológica e Microbiologia Gamaleya, foi registada no país em 11 de agosto. Com base em adenovírus humanos, encontra-se na terceira fase dos ensaios clínicos, nos quais participam mais de 40.000 voluntários da Rússia e de outros países.
 
A produção das primeiras doses da Sputnik V será lançada em breve no Brasil, como parte da transferência de tecnologia entre o FIDR e a União Química, informou o órgão russo.
 
“Os esforços de todas as organizações e de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento, testes e produção da vacina Sputnik V no Brasil visam garantir o mais rápido possível o acesso da população ao imunizante, com base nos princípios transparência, segurança e eficiência”, acrescentou fundo soberano russo.
 
Até ao momento, o executivo brasileiro prevê ter disponíveis cerca de 140 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 no primeiro semestre de 2021: 100 milhões de doses do imunizante produzido pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, e 40 milhões via Covax Facility, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde.
 
O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (cerca de 5,5 milhões de casos e 158.969 óbitos), depois dos Estados Unidos da América. A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments