São Tomé e Príncipe: Doente angolana evacuada de São Tomé e Príncipe

A cidadã angolana Jeanne Kamya Bravo da Costa, de 26 anos, que se encontrava internada, em estado crítico, numa unidade hospitalar de São Tomé e Príncipe, encontra-se em Luanda desde ontem.

A paciente chegou ao país por volta das 20h00, num voo enviado pelo Estado angolano. Jeanne Bravo da Costa padece de problema renal. Encontrava-se na unidade dos cuidados intensivos do Hospital “Dr. Ayres de Menezes, na capital de São Tomé e Príncipe, desde o dia 20 deste mês.
 
De acordo com informações avançadas pelo hospital, Jeanne Bravo da Costa necessita, com urgência, de fazer hemodiálise, um procedimento que, segundo a unidade, não é realizado naquele país, por ausência de meios.”Por este motivo, recomenda-se a evacuação da mesma para o exterior o mais urgente possível, para um centro especializado em hemodiálise, devido à insuficiência renal aguda”, lê-se na nota informativa do hospital onde a cidadã angolana se encontrava internada.
 
Aflito com a situação, o esposo de Jeanne Bravo da Costa soltou um grito de socorro, que veio a proliferar-se nas redes sociais. A informação foi partilhada em várias plataformas digitais. Ao tomar conhecimento da situação, o Estado angolano mobilizou meios a fim de trazer a cidadã ao país, para ser assistida numa das unidades hospitalares, especializada em tratamento de problemas renais.
 
A equipa de reportagem deste jornal não pôde apurar o estado da doente à chegada ao país. A ministra da Saúde encontrava-se no local, mas não prestou declarações à imprensa. Jeanne Bravo da Costa vive no país insular há mais de dez anos, para onde fora com a mãe. Esta é funcionária do Ministério das Relações Exteriores e tinha sido destacada, em Comissão de Serviço, no consulado de Angola no arquipélago.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments