A crise política que tem a UNITA no centro e que se acentuou com a anulação do XIII congresso ordinário deste partido e consequentemente a retirada de Adalberto Costa Júnior da presidência deste partido, vai afectar negativamente a economia, afirmou hoje, o economista Carlos Rosado de Carvalho.
O académico, acredita que “há claramente” uma relação muito próxima entre a tensão política em vésperas das eleições e o investimento.
Para ele, os empresários, angolanos e estrangeiros, vão retrair-se e os poucos que aceitam assumir elevados riscos, vão reformular suas intenções de investimentos.
Em consequência da falta de investimentos, disse, haverá menos produção, menos emprego, menos consumo e eventualmente mais inflação.
Rosado, referiu que Angola já tem níveis de desemprego muito elevados e chamou atenção para a contenção nos discursos dos governantes.
O académico fez estas considerações no programa “Economia sem Makas”, onde habitualmente faz comentários sobre temas económicos, políticos e sociais.