Angola: General Fernando Miala com poderes reforçados no “inner circle” presidencial

O general Fernando Garcia Miala, chefe do Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE), é o homem mais poderoso do país de acordo com análise de um xpert em segurança, antes ligado a secreta angolana.

Miala, considerado olhos e ouvidos de João Lourenço, viu seus poderes serem reforçados com o acentuar da crise que vive o MPLA e da ascensão de Adalberto Costa Júnior na UNITA e a instituição que dirige, se sobrepôs as demais do sistema de segurança nacional.

Vários sinais, segundo o especialista, indicam que o general é o “primeiro homem” na linha de defesa do presidente João Lourenço e do MPLA, com “licença” para aceder a todos os meios materiais, financeiros e humanos, que ajudem a “neutralizar” qualquer ameaça ao poder do PR.

Dentre os sinais, o especialista destaca o aumento da capacidade operativa do SINSE com equipamentos, recursos materiais e humanos, reforço da vigilância à instituições e indivíduos catalogados como possíveis fontes de destabilização.

Além disso, entende, que a reestruturação das estruturas orgânicas do SINSE, demostra que Miala está a preparar a instituição para um “trabalho muito grande”.

Outras fontes, dentro e fora de Angola, citam o general Miala como o principal responsável pelas investigações que têm contribuído para que a Procuradoria Geral da República sustente as acusações de corrupção ou desvio de fundos públicos, sobretudo, à pessoas ligadas ao antigo presidente José Eduardo dos Santos.

Fernando Garcia Miala, “foi nomeado chefe do SINSE em março de 2018 pelo Presidente da República, João Lourenço. O general, chegou a ser cogitado nos últimos meses, para assumir o cargo de ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança, a quando da exoneração do general Pedro Sebastião, suspeito de ligação ao caso que envolve vários oficiais superiores da segurança presidencial e tem como rosto visível o major Lussati”.

O grupo de militares, é suspeito de cometer crimes de peculato, retenção de moeda, associação criminosa e outros, um caso em que o nome de Miala aparece como o homem que desmontou o esquema.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments