Até quando teremos de suportar diplomatas incompetentes e sem formação diplomática universitária? Quando é que se fará exonerações em massa de embaixadores, de cônsules e de adidos substituindo-lhes por jovens qualificados e dinâmicos?
Está mais que claro: não existe nenhum tipo de projecto por parte dos nossos Diplomatas; diplomatas que só sabem dar festas, passear e organizar encontros de convívios, mas não conseguem organizar jornadas científicas, debates, falar sobre o País ou sobre temas relevantes da Política internacional. Esses nossos diplomatas são em parte a causa do
sub-desenvolvimento e do não crescimento de Angola, porque se tivessem programas de mandatos, se canalizassem contactos concretos de potenciais investidores e se fossem especialistas em projectação, há décadas que teríamos vários investimentos no País.
Diplomacia é mesmo a arte da negociação, mas as grandes negociações requerem técnicas, requer estratégias, capacidade intelectual, racionalidade, conhecimentos político-diplomáticas, e habilidades em criar projectos de vários âmbitos, requisitos esses que os diplomatas angolanos infelizmente não as possuem e nunca possuíram.
A nossa Diplomacia precisa de mudanças urgentes, exonerações e nomeações acertadas precisam ser feitas imediatamente, os jovens angolanos competentes e qualificados devem assumir o comando da Administração do MIREX, fora disso não iremos ao lado nenhum.
O.B.S: A Diplomacia angolana «anda de patas pro o ar», porque praticamente 90% dos nossos diplomatas não são preparados diplomaticamente, tecnicamente e estrategicamente, a única solução é TOMAR DE ASSALTO O MIREX, isso é: fazer uma mudança de 360 graus (sobretudo) no sector dos recursos humanos do MIREX . Estou pronto para assumir o Comando em prol de Angola e dos Angolanos.
Leonardo Quarenta
Doutorando em Direito Constitucional e Internacional
Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia
Master em Direitos Humanos e Competências Internacionais