África: Os líderes Africanos devem se pensar os seus últimos mandato da liderança

Esta é uma questão antiga. Qual é o momento perfeito para um líder deixar o cargo e entregar as rédeas da liderança a outros? Quando um líder ultrapassou sua capacidade eficiente?

Existem duas escolas de pensamento a respeito a isso, A primeira é que o líder sai da liderança política após a conclusão de sua missão principal definida na nomeação ou de acordo com o mandato fornecido.

Alguns objetivos são mais bem alcançados quando dirigidos por um líder que lança seu acto em sua governança e direciona o processo para o crescimento e o sucesso. Líderes Africanos como o actual presidente de Ruanda, Paul Kagame, promoveram a inovação e o crescimento expedito, mantendo a liderança por um período significativo de tempo.

Com o apoio do eleitorado dos seus respectivos acionistas, ocuparam cargos de poder, o que lhes permitiu conduzir sua visão desimpedida pelas preocupações com a propaganda eleitoral. Essas visões resultaram em alguns líderes sendo uma marca de tecnologia móvel bem conhecida, essa é a razão pela qual Ruanda se posiciona como um farol de inovação e tecnologia para a África.

Esses sucessos não foram obtidos por meio de curtos períodos de liderança, mas por mandatos prolongados, que permitiram continuidade e foco para acentuar esses resultados.

A segunda escola de pensamento afirma que o cenário acima é mítico. No estudo de líderes, você pode observar mais cedo ou mais tarde, quase todos os líderes se esforçam e acabam minando suas causas.

Os líderes que se comprometeram a crescer e aprender continuamente não precisam manter o controle do cargo, porque sabem que Deus tem novos desafios para eles e estão prontos para abraçar Sua próxima tarefa. Portanto, é necessário que os novos líderes busquem a direção de Deus para a organização, assim como fizeram seus predecessores.

Um exemplo bíblico clássico de um líder que ultrapassou seu mandato foi o rei Ezequias, que chorou e orou humildemente a Deus para prolongar seu mandato, e Deus lhe concedeu mais quinze anos de vida, e durante seu mandato prolongado ele comete erros de prefeito prolongando sua liderança além do que Deus ordenou, plantou a semente para o desaparecimento de sua nação.

“Normalmente, a última pessoa a reconhecer que as faculdades mentais de um homem estão enfraquecendo é a própria vítima … Já vi muitos homens” persistirem por muito tempo “, sob a impressão definitiva de que tinha um grande dever a cumprir e que ninguém mais poderia preencher adequadamente sua posição particular depois que ele se preocupou em não ser reconhecido quando suas habilidades de liderança começaram a diminuir.”

Um caso em questão pode ser o falecido presidente do Zimbábue, Robert Mugabe. Ele conduziu seu país por uma série de transformações massivas em seus primeiros anos, tornando o Zimbábue um centro agrícola e garantindo que a educação estivesse disponível para todos os seus cidadãos. Suas decisões nos estágios finais, aos olhos de alguns dependendo das “convicções” de alguém, levaram à convulsão social e econômica de seu país falência.

Alguns líderes podem realmente querer o que é melhor para a organização, mas relutam em abrir mão do prestígio e do benefício financeiro a que estão acostumados, mas os líderes com integridade reconhecem que fizeram suas contribuições mais valiosas e gentilmente entregam as rédeas da liderança para uma nova geração.

Quais são os avisos e sinais para um líder saber quando é a hora certa de deixar o palco? Em qualquer estrutura de liderança, o desempenho organizacional transmite uma mensagem clara de quando o líder deve deixar o palco, os avisos e sinais a serem considerados não se limitam.

Desenvolver um momento de consciência saudável para deixar o palco é um elemento vital para todo líder eficaz seguir. Isso deve nos lembrar constantemente do que um conhecido professor queniano, Patrick Loch Otieno Lumumba disse certa vez, que “um bom dançarino deve saber quando sair o palco, mesmo quando os aplausos são altos.

 Temba Museta

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments