Duas pessoas morreram na noite deste domingo, 27, durante uma tentativa de dispersar um grupo de populares que tentaram invadir a esquadra da Polícia Nacional, do bairro Boa Esperança, município de Cacuaco, em Luanda. PN alega que mortes foram acidentais.
Ao Novo Jornal, o comandante da esquadra, intendente António Manuel, explicou que o incidente aconteceu na noite deste domingo, por volta das 21:00, quando um grupo de cidadãos, munidos com objectos contundentes, tentaram invadir a unidade policial, pelo facto de a PN ter detido um suposto assaltante apanhado pela população, que quis fazer justiça pelas próprias mãos
“Em resposta, um dos agentes em serviço efectuou disparos para conter a situação, o que atingiu mortalmente um dos cidadãos”, disse, salientando que a outra vítima mortal foi colhida por uma viatura quando fugia dos agentes da corporação no momento da perseguição.
O responsável salientou que a acção policial resultou na detenção de seis elementos que estão a ser investigados e “a trabalhar com o Serviço de Investigação Criminal (SIC) para localizar e deter os outros comparsas envolvidos neste acto criminoso”.
“A situação já está controlada, apesar de alguns atirarem pedras, garrafas, e outros objectos para o interior da esquadra”, conta, destacando que PN e o SI, desencadearam diligências e disponibilizaram oito viaturas para capturar e deter os outros elementos envolvidos nesta prática de crime.
António Manuel frisou que o agente envolvido neste incidente já está detido e vai ser presente ao magistrado do Ministério Público (MP) junto do SIC-Cacuaco, para conhecer as eventuais medidas de coação.