O deputado independente à Assembleia Nacional pela UNITA, David Mendes, respondendo o deputado da UNITA, Maurilio Luiele, disse que em política, os acordos são normais, e afirmou ter chegado ao parlamento por acordo político e não por boleia, como alguns.
Em declarações, garantiu que não precisou de moletas da UNITA para ser assessor de Governador, com apenas 26 anos, não precisou igualmente para ser Secretário de Estado (com categoria de ministro) aos 30 anos, muito menos para estudar, pois eu nunca teve bolsa da UNITA.
“Que fique claro, não aceitei viatura nem dinheiro da UNITA para fazer campanha, usei os meus carros e o meu dinheiro. Produzi milhares de panfletos com o meu dinheiro e tudo quanto fazia era do conhecimento da direcção da UNITA”, disse.
David Mendes fez ainda saber que sempre teve rendimentos superiores ao que recebe como salário de deputado e acrescenta que sente orgulho do salário que recebe no Parlamento porque justifica com trabalho, ao contrário de muitos que recebem sem fazer nada.
“Fui oficial das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, onde entrei aos 20 anos, passei a reservar sem entrar na caixa social, ao contrário de muitos que nunca foram militares e têm patentes de generais e recebem na caixa social das FAA só porque são da UNITA”, conforme David Mendes.
Apelou também ao Deputado Maurilio Luiele para que, antes de pretender dar lições de democracia e honestidade, reveja o seu passado e o dos seus.
Para o deputado e também advogado, é lamentável que a democracia e a liberdade de expressão que o Senhor Doutor “Maurilio” defende, seja pior que a dos comunistas que diz ter combatido.
Neste sentido, observou que, se a intolerância política é o seu, apanágio, do partido lamenta o rumo que terá o país em casa da vitória da UNITA, pois todos que pensam diferente terão de fugir a sua perseguição.