A gestão dos resíduos sólidos da Província de Luanda vai passar para os municípios a partir de Janeiro do próximo ano, de formas a municipalizar os serviços e melhorar o processo de recolha, anunciou hoje (quinta-feira) a governadora Joana Lina.
A responsável que falava durante uma audiência colectiva aos munícipes de Cacuaco realizado pelo GPL, no Sitio Histórico de Kifangondo, deu a conhecer que está já efectivado o programa para a passagem da gestão dos resíduos para os municípios e que o mesmo terá duas fases.
Joana Lina informou que na primeira fase, o lixo será recolhido no interior dos municípios por meio de motorizadas que depositarão nos contentores, a segunda fase passa pela recolha das captadoras ate aos locais de depósito.
A governadora acredita que com este novo modelo, Luanda terá que se preocupar menos com a problemática do lixo, sendo que o modelo de contratação dos serviços será competência das administrações e com este formato será possível criar mais empregos .
A governante referiu que gestão do lixo pelos municípios faz parte do programa de descentralização dos serviços que muito tem sido solicitado pelos munícipes da província de Luanda.
O GPL tem realizado, nos municípios, programas de auscultação social que tem como objectivo ouvir as preocupações e dar resposta aos vários problemas nas localidades, no âmbito da sua governação de proximidade.