Portugal: Banco Central Angolano (BNA) recomenda “expansão de agentes” para desafogar enchentes nos ATM

O Banco Nacional de Angola (BNA) recomenda aos bancos comerciais privados a massificarem os serviços de agentes bancários, com vista a reduzir as enchentes nos balcões e nos Terminais Automáticos (ATM), na Região Leste do país.

Ao falar hoje à imprensa, no encerramento da campanha de sensibilização sobre educação financeira, decorrida no Luena, o director Regional do Banco Central, Francisco Manuel, disse que se vai trabalhar em parceria com os representantes dos bancos comerciais para se encontrar soluções deste para problema.

O responsável afirmou que a promoção da figura do agente bancário ajuda a desafogar as agências, facilitando os clientes nas transações, sem andarem longas distâncias, assim como proporciona benefícios ao próprio banco.

Por outro lado, apontou a falta de manutenção das máquinas, como uma das causas das enchentes nos ATM´s, factor que reduz a operacionalidade e compromete a estabilidade do sistema financeiro nacional.

Ao efectuar o balanço da campanha de sensibilização realizada nos dois principais mercados da província (Baúca e Zorró), no âmbito da educação sobre a inclusão financeira, Francisco Manuel disse que o processo permitiu aos vendedores a abertura de cerca de 800 contas bancárias.

Durante o processo que contou com a participação de cinco bancos privados, disse que foram, igualmente, entregues mais de duzentos cartões multibancos (vulgo multicaixas).

A campanha de sensibilização foi antecedida de seminários sobre “poupança”, “benefícios de educação” e “vantagens da inclusão financeira”, com vista a formalização da economia nacional.

No ambito da inclusão financeira, mais de um milhão e 56 mil cidadãos de baixa renda aderiram ao programa de abertura de contas bancárias denominada “Bankita”, desde o seu lançamento em 2012 até a presente data.

Durante este período, foram atribuídos mais de 411 mil cartões de débito, sendo mais de 337 mil contas abertas em Luanda e mais de 121 mil, em Benguela, constituindo-se nas províncias com maior adesão à campanha.

Em sentido contrário, as províncias do Bengo, com mais de sete mil contas abertas, e Moxico, com mais de nove mil, são as regiões com menor adesão.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments