Três cidadãos angolanos foram detidos em Agosto último, pela Polícia Nacional, na província do Huambo, por suposta falsificação de 490 mil dólares norte-americanos, soube a Angop, esta terça-feira.
A informação foi avançada pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Ministério do Interior nesta província, Martinho Kavita, durante o acto de apresentação dos supostos marginais.
Conforme o responsável, os referidos cidadãos, com idades compreendidas entre os 25 e 65 anos, foram detidos na posse do valor em causa, no interior de uma residência, na sequência de uma operação policial, quando pretendiam utilizar a quantia monetária para a compra de marfim e ouro.
Explicou que o caso é o único registo na província no presente ano, mas que representa uma grande preocupação para as forças de segurança, por ser uma ameaça à estabilidade do sistema financeiro.
Marinho Kavita informou que durante o período em referência, fruto das acções levadas a cabo pelas forças da ordem e segurança pública, foram ainda detidos outros 212 cidadãos, alegadamente implicados na prática de 252 crimes diversos, menos 63 em comparação ao igual período anterior, sendo que 176 foram esclarecidos.
Adiantou que na sequência foram recuperadas oito armas de fogo, seis viaturas de marcas diversas, 189 metros de cabo eléctricos, quatro telefones, três botijas de gás butano de 12 quilogramas, mais de 16 quilogramas de estupefaciente do tipo liamba e duas mil e 612 plantas do mesmo produto.
No domínio da sinistralidade rodoviária, o também superintendente-chefe da Polícia Nacional disse terem sido registados 76 acidentes de viação, que resultaram em 14 mortes e 70 feridos graves e ligeiros.
Quanto à população penal, avançou que os serviços penitenciários controlam mil e 143 reclusos de ambos sexos, sendo 453 em prisão preventiva e 681 condenados, enquanto a população estrangeira a residir no Huambo cifra-se em mil e 657 cidadãos de nacionalidades diversas.
Já em termos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, disse terem sido realizadas 220 acções que consistiram na extinção de incêndios, assistências e protecção em aeronaves, zonas balneárias, remoção de cadáveres, neutralização de insectos.
Referiu que a Unidade de Polícia Fiscal arrecadou para a Conta Única do Tesouro o valor de três milhões, 432 mil e 29 Kwanzas, mediante a cobrança de taxas e emolumentos.