Angola/Lunda-Norte: “Motoqueiro esfaqueado” após briga com agente da Polícia Nacional de Cafunfo

Um jovem de 22 anos foi assassinado com golpes de faca no passado sábado, 13, arredores da vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte, por elementos não identificados, dias depois de desentendimento com agentes da Polícia Nacional.

A vítima que respondia por Augusto Silvestre Saixili foi morto à facada à noite de sábado numa zona baldia, no actual “Bairro Social” em Cafunfo, crime que chocou a comunidade.

O pai do malogrado, que disse desconhecer as razões da briga, contou que, no mesmo dia, o seu filho recebeu várias chamadas telefônicas de supostos agentes da Polícia do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, durante o período da tarde do dia anterior do assassinato, sem, no entanto precisar se houve ou não desentendimento com a pessoa que lhe transportou de motorizada.

Segundo apurou O Decreto, durante as agressões, o suspeito teria desferido à vítima seis golpes de faca, tendo sido atingido nas regiões do abdome, pescoço e na cabeça.

O pai denuncia que, a vítima (Silvestre Augusto Saixili), que fazia o serviço de mototáxi, “acabava de ter uma briga com um agente da policia no dia 02 de Novembro do ano em curso”, quando supostos agentes estavam numa operação de busca e apreensão de alguns indivíduos, que alegadamente comercializavam (liamba).

“No fim da missão, os agentes tinham encontrado o meu filho por cima da motorizada de marca KTM, enquanto esperava por passageiros, logo os agentes, sem pedir documentos, como é de costume, sacaram as chaves na ignição, enquanto meu filho tinha todos os documentos, como no caso de licença de condução e tinha capacete na cabeça”, disse.

Acrescenta que “por falta de entendimento por parte dos agentes e o meu filho, os agentes começaram a torturá-lo e a discussão terminou em briga”, contou referindo-se ainda que, tendo em conta as agressões dos policiais, o seu filho reagiu agarrando na farda de um dos efectivos identificado apenas por Adilson, que “lhe bateu no chão e o caso foi parar na 2ª Esquadra da Polícia Nacional de Cafunfo, onde ficou detido durante três dias até ser colocado em liberdade”.

“Após a briga, o agente Adilson confessou ao motoqueiro dizendo que, você me bateu no chão, mas saiba que vai ver se é você ou eu, e se não conseguir te fazer algo,  eu  mando lixar a farda,  vou arrancar a sua vida”, disse uma testemunha no local.

De acordo com a fonte, o suposto agente da corporação terá prometido que, “a qualquer altura em fosse colocado em liberdade, faria tudo para lhe matar”.

Este portal tentou sem sucesso ouvir o Comando Municipal da Polícia do Cuango.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments