Dois grupos de marginais considerados perigosos, que se dedicavam à práticas de acções criminosas nos bairros da periferia da cidade de Cabinda, foram desmantelados pelos efetivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) do comando da policia nacional.
O desmantelamento dos referidos grupos é o resultado dfe buscas dirigidas e levadas a cabo pelos operativos do DIIP no bairro Comandante Gika, periferia da cidade de Cabinda, que culminou com a detenção de seis integrantes do grupo com a denominação de “Base Mbaca”.
De acordo com a nota de imprensa do Gabinete Institucional e Imprensa da delegação do Minint chegada à ANGOP, os membros destes grupos espancavam fisicamente e com gravidade pacatos cidadãos.
A corporação avança ainda que os detidos são cidadãos com idades compreendidas entre 18 a 36 anos de idade, sendo 3 naturais de Cabinda e 3 da República Democrática do Congo (RDC) residentes nos bairros Comandante GiKa (Tchizo) e Povo-Grande.
Na operação foram apreendidas oito catanas, duas barras de ferro, uma faca e um fura-mão.
Os detidos assumiram a autoria das acções acima referidas e pertencem aos dois grupos denominados “Base Mbaca e Bazombi”, composto por mais de 50 integrantes.
Noutras acções operativas coordenadas, foram também detidos, na via pública, na Vila de Lândana, município do Cacongo, 2 supostos infractores de 21 e 22 anos de idade, ambos naturais naquela vila, flagrados a transportar 25 metros de cabos elétricos (cobre) de alta tensão.
Os materiais haviam sido subtraídos na rede de iluminação pública que alimenta uma das Estações de Tratamento de Água e a Missão Católica Feminina de Lândana.
De acordo ainda com a nota, “as forças operacionais vão continuar com as acções de desmatelamento e combate aos crimes para manter a ordem e a traquilidade pública e garantir o espiríto de segurança no seio das populações”.