Uma mulher angolana foi detida na posse de 2,5 quilogramas de cocaína após desembarque no aeroporto internacional de Luanda, proveniente do Brasil, informou hoje o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Segundo Manuel Halaiwa, a cidadã, de 22 anos, foi detida no passado fim de semana, na sala de desembarque, numa ação conjunta com os órgãos do sistema de segurança do aeroporto.
Halaiwa disse que a droga, a primeira apreensão este ano no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, se encontrava dissimulada na roupa da mulher, numa blusa devidamente trabalhada para ludibriar as autoridades.
“A detenção ocorreu no momento do desembarque de passageiros de um voo da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, saído do Aeroporto de Guarulhos, estado de São Paulo”, referiu o porta-voz do SIC, citado pela agência noticiosa angolana, Angop.
As autoridades chegaram à passageira por suspeita, salientou Manuel Halaiwa, tendo a cidadã sido submetida a verificação da bagagem e ao rastreio do corpo, acabando por de se detetar corpos estranhos nas regiões do abdómen e tórax.
As autoridades encontraram com a mulher dois pacotes de papelão de formato retangular, revestidos com adesivos e passado com fita-cola em plástico de cor preta.
De acordo com o porta-voz do SIC, com a investigação apurou-se que a mulher serviu de correio, recrutada pelo namorado, angolano, residente em Luanda, para se deslocar ao Brasil e transportar a droga.
O dono da droga é um cidadão da República Democrática do Congo, tendo sido prometida à mulher uma recompensa de 3.000 dólares (2.643 euros), explicou a mesma fonte.
“Diante dos factos, apreendeu-se a droga como matéria probatória do crime e deteve-se a implicada, que foi encaminhada ao Ministério Público, tendo esta decretado a prisão preventiva, enquanto diligências prosseguem em torno do processo”, salientou o responsável.