O Presidente da República de Angola (PRA), João Lourenço, exonerou hoje Ângelo da Veiga Tavares do cargo de Inspector Geral da Administração do Estado (IGAE), nomeando o ex-deputado do MPLA João Manuel Francisco Pinto para o seu lugar.
Na nota de imprensa em que anuncia a mudança, não são explicadas as razões para o afastamento de Ângelo da Veiga Tavares, que tinha sido nomeado há menos de sete meses.
O docente universitário e antigo deputado do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) João Francisco Pinto, que exerceu quatro mandatos seguidos e foi vice-presidente da bancada parlamentar do partido, não foi eleito para a legislatura 2022-2027.
A Inspeção Geral de Administração do Estado (IGAE) tem a missão de efectivar o controlo interno da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, sindicância e averiguações da actividade de todos os órgãos, organismos e serviços da Administração Directa e Indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.