O Porta-voz da Polícia Nacional de Angola (PNA), Mateus Rodrigues, considerou como falsas, caluniosas e criminosas algumas informações que circulam nas redes sociais e que tendem a desestabilizar ou criar um clima de medo em Angola.
Segundo o comissário, que apresentava o ponto de situação da segurança pública do país, não existem motivos para alarme ou limitação na rotina quotidiana dos cidadãos.
“Temos acompanhado com atenção a publicação e disseminação de conteúdos nas redes sociais, muitos dos quais com o único propósito de espalhar o medo, a insegurança e a instabilidade social”, disse.
Para Mateus Rodrigues, a onda de desinformação tende a intensificar-se em véspera de grandes eventos, com a manipulação de vídeos e áudios de acontecimentos já ultrapassados, sendo que alguns já foram alvos de processo disciplinar ou decisão judicial.
Face a esta situação, o porta-voz exortou os cidadãos a confiarem apenas nas fontes oficiais de informação.
Revelou que a situação de segurança pública em Angola permanece estável, sem o registo de incidentes que comprometam o funcionamento das instituições públicas e privadas ou a livre circulação de pessoas e bens.
Disse que todas as medidas de segurança estão salvaguardadas para garantir o normal funcionamento do país, pelo que as actividades de massa, quer sejam nacionais ou internacionais, possam ser realizadas sem sobressaltos.
Salientou que toda e qualquer tentativa de perturbação da ordem pública terá uma resposta pronta e proporcional da parte das forças de defesa e segurança do país.
Reafirmou o compromisso da Polícia Nacional com a ordem e tranquilidade públicas, bem como com a protecção das pessoas e bens.