A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM-EP) vai leiloar, por via eletrónica, 36 diamantes, com peso igual ou superior a 10,80 quilates, anunciou hoje a empresa estatal de comércio de diamantes angolana.
Numa nota de imprensa, a Empresa Nacional de Comércio de Diamantes – SODIAM adianta que as sessões de visualização vão decorrer de 30 de setembro a 07 de outubro próximo, e o processo de licitação encerra a 08 de outubro, às 10:00 horas locais.
O leilão, organizado em colaboração com a empresa TRANS ATLANTIC GEM SALES, é direcionado a clientes registados na base de dados da SODIAM, com ‘expertise’ na comercialização de pedras especiais, detalha.
O lote das 36 pedras especiais, está subdividido por 18 pedras da produção do Catoca, seis da produção do Kaixepa, cinco pedras da produção do Lulo; três da produção do Chitololo, duas pedras da produção do Somiluana, uma pedra da produção do Calonda e uma pedra da produção do Mussende.
A nota sublinha que este é o décimo quinto leilão de diamantes brutos organizado pela SODIAM desde 2019, tendo o último sido realizado em junho deste ano.
Em 2024, a SODIAM exportou cerca de 10,2 milhões de quilates em bruto pelo valor de cerca de 1,48 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros), correspondendo a um preço médio de 145 dólares por quilate, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.