spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Banco Nacional de Angola (BNA) anuncia que o “VTB-África” tem uma nova comissão liquidatária

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou hoje que o VTB-África, banco de capitais russos que operava em Angola, tem uma nova comissão liquidatária, liderada por Eduardo Quissanga em vez de Hamilton Soares, proposta pelos acionistas.

Segundo a informação divulgada, Hamilton Soares mantém-se como vogal da nova Comissão Liquidatária, que integra ainda Oksana Ivanovna Tikhonova, enquanto José de Oliveira Capita deixa de fazer parte da estrutura.

A Comissão Liquidatária do VTB-África, S.A. é a equipa nomeada pelo BNA para gerir o processo de dissolução e liquidação voluntária do banco, assegurando a inventariação e alienação de ativos, o apuramento e pagamento de passivos e a representação legal da instituição junto de entidades públicas e privadas.

A dissolução voluntária e a liquidação do VTB-África foram aprovadas em 29 de abril de 2025 em assembleia-geral extraordinária.

A comissão liquidatária agora registada assume, com efeitos imediatos, a responsabilidade pela condução de todos os atos relacionados com o processo de liquidação, refere ainda o BNA.

O VTB-África era a subsidiária em Angola do grupo financeiro russo VTB Bank, tendo operado como banco comercial no mercado angolano durante mais de uma década.

As sanções impostas à Rússia desde 2022 na sequência da invasão da Ucrânia, causaram dificuldades ao VTB, bloqueando as transações internacionais dos clientes, sobretudo empresas do setor mineiro, e limitando a capacidade de pagar salários em moeda estrangeira, forçando o encerramento do banco.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados