spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo de Angola arrecada “1,8 mil milhões de dólares” com a comercialização de diamantes em 2025, mais 21% do que no ano anterior

O Governo de Angola arrecadou 1,8 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) com a comercialização de diamantes em 2025, mais 21% do que no ano anterior, anunciou hoje a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM).

Segundo o comunicado da Sodiam, estas receitas equivalem à venda de 17,7 milhões de quilates de diamantes, um aumento de 70,2%, em termos de volume, comparativamente a 2024.

Os números refletem “uma expansão significativa” da capacidade de colocação dos diamantes angolanos no mercado internacional, devido ao crescimento das produções da mina de Luele, apesar da descida expressiva de 28,9% do preço médio de venda por quilate, diz a entidade angolana.

No ano passado, foram exportados 17,2 milhões de quilates, representando um acréscimo de 68,9% face a 2024, apesar das adversidades de mercado verificadas, marcadas por mudanças estruturais constantes e alterações nas preferências dos consumidores finais.

“Os resultados da comercialização de diamantes brutos, em 2025 confirmam que Angola adaptou a sua estratégia comercial às transformações do mercado diamantífero internacional, num contexto global difícil para os diamantes naturais”, refere o comunicado.

Segundo a Sodiam, o aumento dos volumes comercializados e das receitas obtidas resultou de uma “gestão de vendas mais eficiente face à decisão estratégica de não constituição de ‘stocks’, contrariamente ao ocorrido em 2024 por parte das minas de Catoca e Luele”.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados