spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

África: Sassou Nguesso reeleito Presidente da República do Congo com “88,57% dos votos”

O Presidente cessante da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, foi reeleito com 88,57% dos votos para um novo mandato de cinco anos, de acordo com os resultados oficiais provisórios, hoje anunciados pelo ministro do Interior.

Sassou Nguesso, 77 anos, dos quais 36 no poder, venceu com larga vantagem os seus seis opositores, encabeçados pelo seu principal rival, Guy-Brice Parfait Kolélas, que morreu na segunda-feira com covid-19 e que recolheu 7,84% dos votos.

Segundo uma declaração feita pelo ministro Rayomond Zéphirin Mboulou na televisão estatal congolesa, a taxa de participação neste país da África Central foi de 67,55%.

Os resultados têm agora de ser validados pelo Tribunal Constitucional.

Em 2016, Sassou Nguesso foi reeleito na primeira volta com 60% dos votos, ficando à frente de Kolélas (15%).

Na sequência da morte de Kolélas, Mathias Dzon, outro dos principais candidatos da oposição, anunciou um recurso junto do Tribunal Constitucional para cancelar a primeira volta.

Com o falecimento de Kolélas, um dos principais opositores de Sassou Nguesso, a oposição congolesa fica ainda mais enfraquecida, uma vez que dois outros candidatos nas eleições de 2016, Jean Marie Michel Mokoko e André Okombi Salissa cumprirem penas de prisão de 20 anos por “comprometerem a segurança do Estado”.

Caso os resultados sejam validados pelo Tribunal Constitucional, Sassou Nguesso acrescentará cinco anos aos 36 em que já liderou o país.

Numa primeira fase, Denis Sassou Nguesso foi Presidente da República do Congo entre 1979 e 1992, voltando ao poder em 1997, após derrubar o então chefe de Estado, Pascal Lissouba, mantendo-se desde então à frente deste país cuja economia está dependente dos preços do petróleo.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados