A sensibilização dos utilizadores de Internet sobre as ameaças existentes no mundo virtual e a importância da cibersegurança no contexto económico e social motivou a realização, recemente, de uma videoconferência, numa iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
A ideia foi avançada pelo secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
Mário de Oliveira disse que nos últimos anos, vários países têm dedicado o mês de Outubro à cibersegurança.
As actividades realizadas visam ao aumento da sensibilização e facultar informações actualizadas sobre a segurança digital, através da educação e da partilha de boas práticas de como estar online de forma segura.
“Angola não poderia estar a margem dessas iniciativas globais, sendo que com a recente criação da Direcção Nacional das Políticas de Cibersegurança e Serviços Digitais, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social tomou a iniciativa de organizar este webinar ”, disse.
Segundo Mário de Oliveira, 90% dos ataques cibernéticos podem ser evitáveis simplesmente se melhorar as práticas de segurança.
O secretário de Estado assegurou que o Ministério irá desenvolver e difundir uma ampla campanha sobre as melhores práticas nacionais de segurança cibernética, para criar uma mentalidade de segurança nos sectores público e privados e permitir que os cidadãos desenvolvam as habilidades necessárias para gerenciar a sua privacidade online e se protegerem contra a intrusão, interferência ou acesso indesejado de informações por outros.
Texto do JA