Vinte e Cinco mulheres participam desde hoje, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, numa formação sobre multiplicadores em gestão de finanças pessoais e familiares, visando elevar os níveis de bancarização.
Além da contribuição na melhoria dos níveis de bancarização, o acto serve também de inclusão de empreededoras ou comerciantes sem conta bancária, soube a Angop.
Segundo o representante do Banco Nacional de Angola, Vladimir Borges, é objectivo da sua instituição, no âmbito da sua responsabilidade social, promover a literacia e inclusão financeira da população.
A formação tem a duração de seis dias e é uma promoção conjunta do Banco Nacional de Angola (BNA) e do Ministério da Acção Social Família e Igualdade de Género.
A acção consta de um protocolo existente desde 2020, com o lema “Educação Financeira como Vector de Inclusão Social e Financeira das Famílias”.
Durante a formação, as participantes abordarão temas como “A nossa relação com o dinheiro”, “Orçamento pessoal e familiar”, “Consumo consciente planeado” e “Prevenção e protecção das finanças pessoais contra riscos”.
Na ocasião, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Anastácia Solano António, disse que com essa capacitação as mulheres estarão melhor preparadas para a gestão financeira no seu quotidiano.
Fez saber que a nível da província serão beneficiadas mais 25 senhoras, perfazendo 50 distribuídas nos 12 municípios.
Durante o período de formação serão sensibilizados cidadãos para a abertura de contas bancárias, obtenção e uso de cartões multi-caixas.