A governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, apelou hoje (terça-feira) aos munícipes para que deixem de depositar resíduos sólidos nas valas de drenagem, para evitar a obstrução das linhas de água.
Ana Paula de Carvalho fez este apelo durante uma visita de constatação às obras de construção de várias infraestruturas sociais paralisadas no município do Kilamba Kiaxi, onde encontrou elevadas quantidades de lixo na Vala da Mavinga (distrito do Golfe) e na Bacia de Retenção da subzona 18 (Distrito da Sapú) que tem dificultado a drenagem normal das águas residuais.
A governante considerou que a falta de contentores em alguns locais não é motivo para deposição de lixo nas valas, que são locais vocacionados para a passagem da água, referindo que por mais que se faça a limpeza se a população não colaborar haverá sempre a inundação do local.
A governadora deixou orientações expressas ao administrador municipal Fernando Cardoso no sentido de realizar campanhas de sensibilização para desincentivar os munícipes a depositarem o lixo nas valas e por outro lado evitar doenças.
Durante a sua visita, “Ana Paula de Carvalho constatou o andamento das obras do Centro de Saúde do Palanca paralisadas por falta de verbas, a ravina que avança para a avenida Pedro de Castro Van-Dúnem e passou pelas obras das futuras instalações da administração do distrito urbano do Golfe, enquadradas no PIIM”.
A governante passou também pelo Hospital Municipal do Avô Kumbi, que recebe obras de ampliação, pelo Centro de Saúde Havemos de Voltar (Golfe) e verificou as obras do Mercado dos Correios, em fase de conclusão.
Ana Paula de Carvalho finalizou a sua jornada no Centro de Formação Profissional do Golfe que tem as obras paralisadas, pela Esquadra de Polícia do Golfe e recebeu explicações sobre o estado das estradas da Urbanização Nova Vida.
O município do Kilamba Kiaxi, que tem uma extensão de 51,7 quilómetros quadrados, é constituído pelos distritos urbanos da Sapú, Golfe, Palanca e Nova Vida e conta com uma população estimada em um milhão 380 mil 580 habitantes.