O Coordenador da Subcomissão de Candidaturas do oitavo Congresso Ordinário do MPLA, Joaquim Mingues, descarta qualquer orientação, da Direcção Central do Partido, para a não formalização da candidatura do militante António Venâncio.
O militante, António Venâncio, deu rosto e voz como pré-candidato ao cargo de Presidente do MPLA, tendo invocado dificuldades na recolha de assinaturas, e insinuou mesmo tratamento desigual. O Coordenador da subcomissão Joaquim Mingues, afirmou que os militantes são livres em subscrever, ou não, uma determinada candidatura.
Na semana passada, Venâncio tinha ameaçado impugnar o congresso acusando o partido de colocar obstáculos à angariação de assinaturas para a sua candidatura.
Segundo revelou, “António Venâncio teve dificuldades no processo de recolha de assinaturas, na maioria das províncias”, referindo ainda que “terá havido um tratamento desigual por parte dos candidatos”.
O VIII Congresso Ordinário do partido no poder em Angola está marcado para os dias 9 e 11 de Dezembro de 2021 e João Lourenço é o único candidato à sua própria sucessão.