O economista e também presidente do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Patrício Bicudo Vilar, é o nome apontado para substituir o empresário Carlos São Vicente, do cargo de administrador não executivo no Standard Bank
De acordo com uma convocatória de uma assembleia-geral extraordinária do banco a que o VALOR teve acesso, o filho do empresário Carlos São Vicente, Ivo São Vicente, também vai ser substituído. Com quatro pontos para discussão a reunião está marcada lugar a 29 de Março.
Na convocatória, pode-se ler que a substituição do empresário acontece por “justa causa”, “com fundamento em incapacidade por impedimento e por impossibilidade física para o exercício do cargo e falta de idoneidade”, numa decisão “tomada na reunião da assembleia-geral extraordinária que teve lugar a 28 de Dezembro”. Os mesmos motivos são também apontados para a substituição de Ivo de São Vicente.
Ivo de São Vicente vai ser substituído por Silvano Honório Campos Araújo.
A destituição de Carlos São Vicente acontece depois de ser alargado o prazo de prisão preventiva do empresário.
A Procuradoria Geral da República de Angola (PGR) determinou a prisão preventiva do empresário e o arresto de vários dos seus bens, entre eles a participação de 49% que detém do banco. A investigação envolve uma conta bancária de Carlos São Vicente congelada na Suíça, por suspeitas de lavagem de dinheiro com cerca de 900 milhões de dólares.