O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província angolana do Uíge deteve mais de 50 membros dos grupos auto-denominados localmente “Boko Haram” e “Os habilidosos”, incluindo o líder desse segundo, por “Panzo-Pula” ou “Esquentado”, acusados de criar uma associação criminosa integrada por adolescentes que causou pânico nos bairros periféricos da cidade do Uíge. Eles se autodenominavam “Boko Haram” e “Os habilidosos” e aterrorizaram os bairros periféricos daquela cidade angolana.
O porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, apresentou os dados da micro-operação que decorreu no fim-de-semana e disse que “cometeram crimes de roubos e furtos na via pública e em residências com recursos a armas de fogo e catanas e facas”.
Fernando acrescentou ainda que na mesma operação foram detidas 10 elementos do sexo feminino, que realizavam trabalhos de pesquisas e levantamentos de informações de pessoas com telefones de maior valor que depois passaram aos meliantes.
“Estes por sua vez actuavam de forma dirigida e apessoas seleccionadas, fruto das informações fornecidas por elas que eram ainda colocadas em locais estratégicos e tão logo notavam a presença da polícia alertavam os seus comparsas facilitando a fuga”, disse.
Os detidos já foram encaminhados ao Ministério Público onde aguardam os trâmites legais.