Pelo menos 93 pessoas morreram em Angola, das quais 68 vítimas de acidentes rodoviários e as restantes por homicídios, na última semana, anunciou hoje a polícia angolana.
Segundo o relatório de segurança pública de 12 a 18 de maio, hoje divulgado, neste período, foram detidas 742 pessoas, pela autoria de 25 homicídios, 103 roubos, 173 furtos, 148 ofensas à integridade física graves e 29 por agressões sexuais.
De acordo com o relatório, das ações operativas realizadas, foram apreendidas 49 armas de fogo, maioritariamente em Luanda, e 24 viaturas.
Em relação à fiscalização das fronteiras terrestres e marítimas, a corporação angolana deteve 3.338 cidadãos, dos quais mais de dois mil oriundos da República Democrática do Congo (RDCongo).
Por contrabando de combustível, pesca ilegal e contrabando de mercadorias não declaradas foram detidos 1.169 cidadãos angolanos, acompanhados com 89 crianças.
No âmbito da Operação Transparência, que visa o combate à imigração ilegal e outros crimes, foram detidos, nesse período, 321 cidadãos da RDCongo, e apreendidos 10 diamantes e três armas de fogo na província da Lunda Norte.