O Procurador geral da República, Hélder Pitta Grós, afirmou, esta quinta-feira, 18 de Novembro, em Malanje que a matéria de contratação pública, era de pouco interesse entre os gestores públicos, daí a relevância para a PGR, por ser o eixo em que gravita o erário.
De acordo com o Procurador geral da República, a contratação pública, de facto é das questões que tem uma relevância extrema porque é por aí onde passa todo o funcionamento e tudo aquilo que se faz ao nível do erário.
“Nós temos estado a trabalhar em conjunto mas também temos que trabalhar na vertente preventiva, porque como nunca houve muita atenção nestas questões os gestores também não estão muito atentos em seguir as regras que existem para a contratação pública”, disse Hélder Pitta Grós.
Sobre os casos com processos também em curso em Malanje, o Procurador da República disse que há casos em todo país, uns mais complexos que os outros e que o mais importante é que a PGR consiga trabalhar, levando a que esta equipa do tribunal vá bem instruída com provas suficientes para que a acusação possa ser provada durante o julgamento.
O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, está em Malanje para encerrar os trabalhos da 2ª reunião da região norte, deste órgão, reunido com seis (6) províncias da referida região.
Hélder Pitta Grós, disse à RNA que a PGR em Malanje está a trabalhar neste momento, em matérias ligadas à contratação pública, tendo em conta a sua relevância no erário.