A produção de diamantes no país sofreu uma redução de 10% para um milhão de quilates em Agosto, face ao total registado no mês anterior.
Conforme dados da Administração Geral Tributária (AGT) a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira, a redução é muito por conta da pandemia que tem estrangulado a actividade industrial e de outros sectores de actividade.
Com a queda da produção diamantífera, as receitas para o Tesouro Nacional também se ressentiram, tendo se registado apenas 11,7 milhões de dólares, representado uma queda de 29%, em comparação com o mês de Julho.
Durante o período em análise, as gemas angolanas foram comercializadas ao preço médio de 332 dólares por quilate, sendo que o volume de negociações caiu 28%, em comparação com o período homólogo.
O documento indica que, “embora tenha havido queda, quer da produção quer das receitas, o acumulado de sete meses de produção de 2021 ficou contabilizado em perto de 6 milhões de quilates, contribuindo assim com 42 mil milhões de Kwanzas , correspondentes a 69,3 milhões de dólares ao câmbio do dia”.