O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve em flagrante delito, na sexta-feira, no bairro Prenda, distrito urbano da Maianga, um angolano de 41 anos, por suposta burla de quatro milhões de Kwanzas, com pretexto de multiplicar o valor em dois milhões e 500 mil de dólares americanos.
O porta-voz do SIC Geral, superintendente de investigação Manuel Halawia, informou hoje segunda-feira à ANGOP, que o homem foi detido quando pretendia retirar da vítima mais oito milhões de Kwanzas.
Segundo o porta-voz, o cidadão tinha como subterfúgio a multiplicação dos valores para lavagem de dinheiro.
“ Foi apreendido um cofre em posse do homem contendo, no seu interior, películas para suposta produção de dólares no montante de dois e milhões e 500 mil dólares morte americanos”, esclareceu.
Realçou que o homem apresentou 600 dólares em notas supostamente verdadeiras à vítima, que usou para ludibriar e atraí-lo para o referido negócio.
Durante a investigação ficou apurado que o detido, com actividade de vendedor ambulante, praticava essas acções há mais de três anos, com início na Ponta Negra/ República do Congo, passando por Cabinda e Luanda, respectivamente, não actuando de forma isolada, tendo a cumplicidade de um amigo em fuga.
Manuel Halawia salientou que o cidadão será presente ao Ministério Público, nos próximos dias, enquanto diligências prosseguem com vista o desmantelamento da rede criminosa.