Os três operadores vão poder operar e comercializar a tecnologia 5G. Tem dois anos para a implantar. A UNITEL confirmou que está pronta para a avançar.
O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) atribuiu hoje títulos para utilização de frequências para a implementação da tecnologia 5G aos operadores e comunicações electrónicas Africell, Movicel e Unitel.
Numa primeira fase estes títulos são válidos por dois anos, em que serão realizados testes, e os operadores isentos de qualquer pagamento.
Segundo o PCA do INACOM a implementação da tecnologia 5G vai permitir que vários sectores da actividade económica vejam melhorados os seus serviços.
“Sectores como banca, seguros, energia, educação, saúde, agricultura e outros, vão poder diversificar os seus portefólios de serviços e utilizar novas tecnologias que exigem comunicações móveis com maior largura de banda”, disse Pascoal Fernandes.
O responsável disse também que o 5G irá trazer muitos benefícios, mas também desafios de implementação, “pelo que é fundamental haver maior cooperação e investimentos partilhados”, por isso “o quadro regulatório de partilha de infraestruturas de comunicações electrónicas é fundamental para o sucesso do 5G”
Nesta senda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, entende que as oportunidades não se ficam por aqui, já que o “Executivo irá desenvolver programas de acompanhamento, capacitação e adoptação da tecnologia 5G para posicionar o País na nova geração tecnológica”.