spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Banco Central de Angola (BNA) diz que o “saldo da conta corrente angolana” contraiu 45,4% no segundo trimestre face ao anterior

O Banco Central de Angola (BNA) disse que o saldo da conta corrente de Angola registou um superavit de 294 milhões de dólares (250 milhões de euros) no segundo trimestre de 2025, uma contração de 45,4% face ao trimestre anterior.

Segundo a nota de informação sobre estatísticas do segundo trimestre de 2025, elaborada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), o saldo da conta corrente dos meses de abril, maio e junho foi o equivalente a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB).

O comportamento da conta corrente derivou, fundamentalmente, da contração da conta de bens em 8,6%, do agravamento das transferências correntes e da conta dos rendimentos primários em 90,7% e 0,5%, respetivamente, não obstante o desagravamento do saldo deficitário da conta de serviços em 9,6%, refere-se na nota.

De acordo com o BNA, a conta capital e financeira registou um superavit de 239 milhões de dólares (203 milhões de euros), face ao défice de 955 milhões de dólares (812 milhões de euros) registado no trimestre anterior, “justificado pelo desempenho dos fluxos líquidos do investimento direto”.

A posição líquida do investimento internacional registou, nesse período, um agravamento do seu défice na ordem de 639 milhões de dólares (544 milhões de euros), como resultado, principalmente, do aumento dos passivos com não residentes.

O ‘stock’ de reservas internacionais fixou-se em 15.661 milhões de dólares (13.338 milhões de euros) no final do segundo trimestre de 2025, garantindo uma cobertura de 8,8 meses de importação de bens e serviços, assinala o BNA.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados