O governo angolano autorizou hoje o regresso das competições desportivas, cinco dias depois de suspender, em consequência do crescente número de casos de infeção pelo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19.
Através de um documento distribuído à imprensa, o governo angolano, que particulariza o futebol e o basquetebol, orienta as federações desportivas a realizar os jogos à porta fechada e sob fortes medidas de biossegurança.
Na mesma nota, sublinha que jogadores, árbitros, treinadores, dirigentes, apanha-bolas, efetivos de segurança, jornalistas e outros envolvidos devem apresentar teste negativo à Covid-19, até duas horas antes de cada jogo.
A covid-19 provocou mais de 5,40 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Angola conta com mais de 73.697 casos confirmados à covid-19, dos quais 64.026 recuperados, 1.754 óbitos e 7.918 ativos.