spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Eleições 2022: Partidos políticos iniciam hoje “entrega dos nomes” dos fiscais para o registo eleitoral

Os partidos políticos começaram hoje a entregar as listas com os nomes dos seus fiscais tendo em vista o Registo Eleitoral Oficioso para os cidadãos maiores de 18 anos, que arranca no dia 23 deste mês, anunciou o director nacional do Registo Eleitoral Oficioso, Fernando Paixão.

Segundo Fernando Paixão, as referidas listas devem ser entregues nas administrações municipais e cada partido deverá apresentar dois fiscais residentes neste município.

“Os partidos políticos devem dirigir-se às administrações municipais e fornecer as listas dos fiscais. Dois fiscais por cada partido político”, referiu, salientando que “cada fiscal deve apresentar duas fotografias tipo passe e uma fotocópia do Bilhete de Identidade”.

“Todas as condições básicas estão criadas para que no dia 23 de Setembro se inicie o processo do registo”, informou.

Para o efeito, o secretário para os assuntos eleitorais da UNITA, Faustino Mombica, disse que o seu partido já criou todas as condições para o arranque deste processo.

“Esperamos que não haja constrangimentos à volta deste processo”, observou.

O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, também espera que haja transparência e lisura neste processo do registo eleitoral oficioso.

Segundo o Ministério da Administração do Território, a emissão do cartão eleitoral será feito apenas em zonas de difícil acesso, onde, em teoria, o Bilhete de Identidade ainda não chegou.

Caberá a cada cidadão dizer ao Estado onde reside e onde pretende exercer o seu direito de voto, para que estas informações sejam recolhidas de forma harmonizada, de acordo com a vontade de cada um, e remetidas ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O encerramento do registo eleitoral está previsto para Março ou Abril de 2022.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados