O Banco Mundial (BM) e a Agência Francesa de Desenvolvimento disponibilizaram quatrocentos e 17 milhões de dólares norte americanos, de forma a garantir a melhoria do sector eléctrico do país e contribuir para o desenvolvimento económico e social de Angola, soube hoje a Angop.
O Acordo de Empréstimo “No IBRD 92040”, que vinha a ser negociado desde o ano de 2019, pelo Governo angolano, foi assinado a 12 de Julho de 2021, porém entrou em efectividade, apenas no dia 25 de Fevereiro de 2022, segundo um comunicado do Ministério da Energia e Água.
O projecto de melhoria do sector eléctrico e do acesso à electricidade, segundo o informe, tem, dentre outros objectivos, melhorar o desempenho operacional das empresas de serviços públicos do sector eléctrico nacional e aumentar o acesso à electricidade em cidades seleccionadas do país.
Dentre os vários benefícios do projecto, “constam ainda o acelerar do desenvolvimento das actividades empresariais, no sector formal e informal, de modo a restaurar e aumentar o emprego e os respectivos rendimentos dos trabalhadores, contribuindo para a redução da pobreza e facilitar a recuperação económica e social”.
O comunicado espelha ainda que o projecto visa reduzir as ineficiências ao nível das empresas públicas de electricidade, combinando com a reforma tarifária da electricidade em curso, para melhorar a situação financeira do sector eléctrico angolano e apoiar na sua recuperação, a médio prazo.
Com a efectivação do financiamento, para o referido projecto, dá-se início a uma nova era, tendo em conta que vai permitir uma maior fiabilidade e qualidade dos serviços prestados pelo sector eléctrico nacional.