A companhia aérea Etihad Airways passará a operar, em breve, a rota Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)/Luanda/Abu Dhabi, informou, nesta quinta-feira, o embaixador daquele país em Angola, Khalid Salem Ali Bin Almheiri.
O diplomata dos Emirados Árabes Unidos (EAU) falava à imprensa, à saída de um encontro com o presidente do Parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
O embaixador informou que os dois países rubricaram um acordo no ramo da Aviação Civil, que permite que a Etihad Airways possa voar directamente de Abu Dhabi para Luanda, em breve.
A Etihad Airways é a companhia aérea nacional dos EAU, com sede em Abu Dhabi. Foi fundada em 2003 pelo príncipe-herdeiro Xeque Califa Bin Zayed Al Nahyan.
É uma das companhias aéreas que mais rapidamente cresceu em todo o mundo.
Reforço da cooperação no domínio do comércio
Khalid Salem Ali Bin Almheiri disse, igualmente, ter abordado com o seu interlocutor os acordos bilaterais que vão relançar o comércio entre os dois países.
Segundo o diplomata, o interesse na relação entre os dois países é mútuo e as partes trabalham para fortalecer ainda mais a cooperação.
“Trabalhamos com Angola em várias áreas. Já temos representantes diplomáticos em cada um dos países. Cooperamos nas áreas da agricultura e no ramo da economia”, enfatizou.
Angola convidada ao Parlamento de Tolerância e Paz
Os Emirados Árabes Unidos convidaram a República de Angola para ser membro do Parlamento Internacional para a Tolerância e Paz.
O convite foi formulado pelo embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Angola durante o encontro com Fernando da Piedade Dias dos Santos.
“Convidamos Angola para ser membro desse Parlamento. Teremos em breve (…) um participante do Parlamento angolano no Parlamento Internacional para a Tolerância e Paz”, augurou.
O Parlamento Internacional para a Tolerância e Paz está conformado por representantes de 54 países.
Foi fundado em 2017 com o objectivo de contribuir para a promoção de uma cultura de tolerância entre os povos e Nações do mundo.
Angola abriu uma representação diplomática nos EAU, em 2004, através de um consulado geral, que passou, quatro anos depois, ao estatuto de embaixada.
Angola e os EAU são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e rubricaram dois acordos, em Junho de 2015, sendo um de cooperação económica e técnica e outro de criação da comissão mista bilateral.
Os dois países cooperam nas áreas de petróleo, gás e agricultura, entre outras.