A Sonangol anuncia ter firmado um acordo com com a empresa sul coreana Hyunday Samho Heavy Industry (HSHI), para a construção de dois navios petroleiros de grande porte, no quadro da renovação da sua frota.
As embarcações, com arqueação bruta de 158.000 TM e capacidade de transporte de cerca de um milhão de barris de petróleo bruto, vão reforçar a frota internacional da Sonangol na referida classe, actualmente composta por nove navios.
De acordo com o jornal da Sonangol “Pacaça”, a que Angop teve acesso, o primeiro navio será entregue no primeiro semestre de 2023 e o segundo no semestre a seguir (do mesmo ano).
A renovação, para breve, da frota de petroleiros, será com base na aquisição dos referidos navios transportadores da linha Suezmax.
O Suezmax, cujo tempo de vida útil é de 20 anos, tem a designação derivada do facto de poder transitar pelo Canal de Suez, apesar da sua imponência e enorme capacidade de transporte de barris.
Com a compra, a “Sonangol chancela a manutenção de um firme segmento do negócio do Shipping, que garante a modalidade de entrega de petróleo nos destinos solicitados pelos adquirentes, com a segurança e qualidade indispensáveis, sem a necessidade de recurso ao fretamento de meios de terceiros”.
Ainda de acordo com o jornal da Sonangol, a aquisição, cujo processo de negociação teve à proa a Unidade de Trading e Shipping, resulta da necessidade de substituição de algumas embarcações cujo tempo de vida se aproxima do limite técnico convencionado.
O investimento, totalmente custeado com meios próprios pela auto-suficiência dos negócios, assegura a vitalidade e rejuvenescimento dos meios que sustentam um negócio consolidado, e desde cedo, revelado como segmento estratégico e lucrativo para o país, dada a sua preponderância para a economia nacional.