O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje o chefe da sua Casa de Segurança e ministro de Estado, Pedro Sebastião, segundo uma nota de imprensa
A exoneração acontece uma semana depois de ser tornado público o envolvimento de oficiais das Forças Armadas Angolanas afetos à Casa de Segurança do Presidente da República num crime de peculato e associação criminosa, envolvendo milhões de dólares.
Antes de Pedro Sebastião, o chefe do executivo angolano demitiu, na semana passada, outros sete elementos deste órgão.
“Em nota de imprensa, a Casa Civil do Presidente da República exonerou os Generais Apolinário José Pereira e João Pereira Massano, dos cargos de Chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar e de director Nacional de Preservação do Legado Histórico-Militar do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, respectivamente”.
João Lourenço exonerou também o Tenente-General António Mateus Júnior de Carvalho, do cargo de Secretário para os Assuntos de Defesa e Forças Armadas da Casa de Segurança do Presidente da República.
A nota da Casa Civil adianta que as movimentações, que ocorreram ouvido o Conselho de Segurança Nacional, foram com base na Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Pedro Sebastião foi nomeado para o cargo que deixou agora, depois das eleições gerais de 2017.