O presidente do conselho europeu reunindo os 27 membros da União europeia, Charles Michel, propos ontem a elaboração de um tratado internacional sobre as pandemias, durante a cimeira virtual da Covid-19 organizada pela assembleia geral da ONU.
“O número de epidemias multiplicou nos últimos decénios e fomos apanhados desprevenidos com a Covid. Há portanto uma forma de fracasso e temos que tirar as lições”, declarou, Charles Michel.
Mas ao mesmo tempo, “o sucesso em matéria de vacinas é o resultado da mobilização e da solidariedade internacional”, sublinhou, o responsável europeu.
Por seu lado, o director geral da Organização mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus , declarou no segundo dia da mesma vidioconferência mundial que os ricos não devem espezinhar os países mais pobres na corrida à vacina contra o coronavírus.
Vacina é importante mas não resolve todos os problemas
A exemplo do que declarou ontem o secretário geral da ONU, António Guterres, o director geral da OMS, advertiu contra a ideia de que a vacina resolverá todos os problemas.
Enfim, a coordenadora na Casa Branca, Deborah Birx, declarou, que imunizar os americanos contra o vírus vai levar o seu tempo, talvez, semanas ou meses, antes que os mais vulneráveis sejam imunizados.
Segundo e último dia da cimeira da ONU sobre estratégia de vacinação contra a covid-19