A decisão foi tornada pública pelo Comitê da organização da Taça COSAFA em sub-17, sendo que 4 selecções foram expulsas por alterarem as idades dos atletas para competir naquela categoria, nomeadamente as selecções do Zimbabwé, Eswatini, Ilhas Comores e Botswana.
Com o afastamento destas selecções, a competição foi refeita e contará apenas com 4 equipas entre as quais, destacam-se a de Angola, África do Sul, Malawi e Zâmbia e todos os jogos referentes a primeira Jornada foram anulados.
Sendo assim, as duas primeiras classificadas do torneio, agora reduzido a 4 selecções, garantem o apuramento directo para o CAN da categoria, em 2021, no reino de Marrocos.
Refira-se que a África do Sul joga hoje diante da seleção do Malawi para o novo arranque do torneio às 15h30, ao passo que Angola e Zâmbia defrontam-se no domingo às 12h30.
De recordar que o Comitê de Competições de Formação da Confederação Africana, após o exame de ressonância magnética, as quatro selecções ficam de fora das próximas duas edições do CAN Sub-17 e do Mundial Sub-17 da FIFA.