spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo angolano anuncia oferta para adquirir “participação minoritária” estratégica na De Beers

O Governo angolano anunciou ter submetido uma oferta totalmente financiada para adquirir uma participação minoritária estratégica na De Beers, no âmbito do processo de desinvestimento global da Anglo American, acionista principal da multinacional diamantífera.

O executivo sublinha que a proposta, apresentada através da empresa estatal Endiama, não visa o controlo da De Beers, mas sim a criação de um consórcio pan-africano liderado pela indústria, que assegure a independência e a competitividade internacional da empresa.

“Angola acredita que o futuro da De Beers depende da sua continuidade como uma empresa global liderada pelo setor privado”, afirmou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, citado num comunicado do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Segundo o ministro, a proposta visa estabelecer uma parceria significativa entre Angola, Botsuana, Namíbia e África do Sul, “garantindo que nenhuma parte detenha domínio exclusivo e que a empresa possa evoluir como uma entidade comercial verdadeiramente internacional”.

Os elementos-chave da proposta angolana passam por um modelo de propriedade independente e diversificada; pela criação de uma parceria pan-africana, com convite formal ao Botswana, Namíbia e África do Sul; pelo histórico de Angola como um dos maiores produtores mundiais de diamantes em 2024 e o único país a inaugurar uma mina de classe mundial nos últimos 15 anos; e pelo compromisso estratégico com o setor diamantífero como pilar da economia nacional.

A De Beers é uma das maiores empresas diamantíferas do mundo, fundada em 1888, atualmente detida em 85% pela Anglo American e em 15% pelo Governo do Botsuana.

O desinvestimento da Anglo American na De Beers foi anunciado em maio de 2024, quando a empresa apresentou um plano de reestruturação estratégica, após ter sido alvo de uma proposta de aquisição hostil por parte da BHP.

Como parte desse plano, a empresa confirmou que iria alienar a sua participação de 85% na De Beers, admitindo a possibilidade de venda direta ou de uma eventual entrada em bolsa (IPO), noticiou na altura a imprensa internacional.

A Endiama (Empresa Nacional de Diamantes de Angola) é responsável pela prospeção, exploração e comercialização dos recursos diamantíferos do país.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados