spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior (ACJ) diz que dívida pública de “237,9 mil milhões USD” é um grande fardo que se lega às futuras gerações

O Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior (ACJ), considera o serviço da dívida pública no País contraída no período de 2002 a 2022, num total de 237,9 mil milhões de dólares, como um “grande fardo” que se lega às futuras gerações.

“Angola contraiu, nesse período, um total de 237,9 mil milhões de dólares de dívida pública, sendo 130,7 mil milhões de dívida interna e 105,6 mil milhões de dívida externa”, revelou esta terça-feira, 20, o líder da UNITA na sua página no Facebook.

O político sublinhou que na actual Legislatura permanece por pagar 58% da dívida interna, avaliada em 75,6 mil milhões de dólares, e 65,5 mil milhões da dívida externa, estimada em 65,5 mil milhões, a que se juntam 997 milhões de dólares de outras dívidas.

O líder da UNITA explicou que o serviço da dívida pública inclui juros e amortizações, advertindo que parte significativa dos compromissos actualmente em pagamento não foi contraída pelo actual Governo.

“O serviço da dívida pública está a consumir mais de 50% do OGE, apesar de os fins da sua contratação não terem sido atingidos na abrangência, qualidade ou durabilidade desejadas”, referiu.

Para o presidente da UNITA, o Governo é célere no pagamento da Dívida Externa, mas muito lento no pagamento da dívida aos empresários, seus credores, que operam no mercado interno (nacionais e estrangeiros).

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados